Um prefeito de um município do Maranhão revelou ao Blog Minuto Barra na última sexta-feira, 25 de novembro de 2022, através de uma ligação pelo WhatsApp que, foi procurado por duas pessoas em sua cidade propondo a ele para alimentar falsamente o sistema do Ministério da Saúde para a prefeitura receber valores vultosos do governo federal.
O prefeito que pediu para não ter seu nome revelado e o de seu município nesta matéria, disse que em 2021, recebeu em sua cidade a visita de duas pessoas.
Durante a conversa, as duas pessoas apresentaram ao prefeito uma proposta tentadora. “O senhor repassa a senha do sistema para a gente e nós iremos alimentar o sistema. A gente triplica a quantidade de informações quanto a cirurgias, consultas, casos de covid e terapias pós covid. Os recursos serão triplicados”, relatou os criminosos.
O prefeito disse ainda ao Blog Minuto Barra que, vários outros prefeitos foram procurados pelos mesmos que estiveram em sua cidade. “Infelizmente, alguns colegas prefeitos caíram na armadilha”, disse o prefeito.
CASOS ESCANDALOSOS:
Uma investigação em curso aponta para um vergonhoso escândalo dentro da prefeitura de Chapadinha. Segundo o MPF, a secretaria municipal de saúde de Chapadinha alimentou falsamente o sistema do ministério da saúde para receber milhões de reais no setor da covid-19.
O município possui 80 mil habitantes. Ocorre, que entre os meses de janeiro e junho deste ano(2022), a prefeitura alimentou o sistema do ministério da saúde informando, a realização de 207.969 atendimentos de terapias em pessoas que foram acometidas pela Covid-19.
Se a informação fosse verdadeira, Chapadinha seria considerada a cidade no Brasil em que mais se realizou terapias pós-covid.
Terapias pós-covid é quando o paciente se recupera da doença mas fica com sequelas e precisa de tratamento.
Das 20 cidades no Brasil que informaram ao ministério da saúde falsamente a realização de milhões de atendimentos terapêuticos pós-covid, 19 delas encontra-se no Maranhão.
Dos R$ 21 milhões repassados pelo ministério da saúde entre janeiro e junho deste ano para as prefeituras de todo o Brasil tratarem pacientes recuperados da doença e com sequelas, 93% do valor total veio para 19 cidades do Maranhão. Um total de R$ 19,7 milhões.
O Ministério Público Federal divulgou os nomes de sete prefeituras do Maranhão com os maiores números e que aponta para um esquema que poderá levar muitos gestores para a cadeia. São elas;
Chapadinha- governada pela prefeita Belezinha
Pedreiras- governada pela prefeita Vanessa Prazeres
Bacabal- governada pelo prefeito Edvan Bradão
Coelho Neto- governada pelo prefeito Bruno Silva
Urbano Santos- governada pelo prefeito Cleminton Barros
Amarante do Maranhão- governada pelo prefeito Vanderly Gomes
Nina Rodrigues- governada pelo prefeito Raimundo Aguiar
Não se pode ainda afirmar se as mesmas pessoas que procuraram o prefeito da cidade de pouco mais de 5 mil habitantes, são as mesmas que convenceram tais prefeitos acima mencionados a praticar fraude contra o sistema da saúde para receberem mais recursos.
“Casos como estes em que envolvem milhões de reais, não são efetivados sem a autorização do chefe da prefeitura”, relatou o prefeito ao Blog Minuto Barra.
Muitos prefeitos, prefeitas, secretários de saúde, empresas, empresários e políticos poderão ser alvos de operações da polícia federal agora em dezembro ou no máximo, até fevereiro ou março de 2023.
É aguardar e conferir.
Minuto Barra
Fonte: De Olho em Grajaú